Numa celebração marcada pela emoção e pelo compromisso, a comunidade de Mapinhane participou da missa de envio de três jovens moçambicanas para as etapas formativas do Postulantado e Noviciado das Agostinianas Missionárias. Angerida Lucas Munhenhua e Virgínia Ventura Afonso iniciarão o Postulantado na Comunidade de Cacisiacun, em Ishiara, Quênia. Onoria Alegria José Namalue seguirá para a Comunidade Tagaste em Arusha, Tanzânia, para a etapa do Noviciado. As jovens moçambicanas são originárias das províncias da Zambézia, Nampula e Niassa.
A formação religiosa, conforme delineado no Projeto Geral de Formação das Agostinianas Missionárias, é um processo que abarca toda a vida, com a formação permanente como chave. O Postulantado e o Noviciado são etapas cruciais neste caminho, representando um tempo de discernimento e aprofundamento na opção vocacional.
O Postulantado é um período em que as jovens iniciam sua caminhada, buscando conhecer e se identificar com o carisma, espiritualidade e missão da Congregação. É um tempo de crescimento no autoconhecimento, na vivência comunitária e no estudo da Palavra de Deus. Já o Noviciado aprofunda esta experiência, com aprofundamento da vida de oração, estudo da Regra e das Constituições e inserção gradual no apostolado da Congregação.
A ida dessas jovens para Quênia e Tanzânia demonstra a dimensão missionária da Congregação que, desde a sua origem, se sente chamada a viver em atitude contemplativa para discernir os sinais dos tempos e a doar-se totalmente. A disponibilidade para deixar a própria terra e viver a experiência de Deus em outros contextos é um dos elementos essenciais da espiritualidade Agostiniana Missionária.
A comunidade de Mapinhane, que acompanhou os primeiros passos vocacionais dessas jovens, celebra com alegria esse envio, unindo-se em oração para que Angerida, Virgínia e Onoria vivam com fidelidade e alegria esta nova etapa de suas vidas a serviço do Reino de Deus.
Ir. Elizângela Cristina
Comissão Congregacional de Comunicação