Em uma cerimônia comovente no dia 26 de outubro, duas estátuas das Beatas Mártires Caridad e Esther foram entronizadas e benzidas em um dos principais locais de peregrinação, Maria Rita, em Mwanza, Tanzânia. A celebração eucarística foi organizada pela Ordem dos Padres Agostinianos (OSA) e contou com a presença de cristãos, religiosos e irmãs Agostinianas Missionárias que se uniram em oração e homenagem às Beatas Mártires.
Beata Caridad e Beata Esther, que entregaram suas vidas na Argélia, em 23 de outubro de 1994, foram lembradas com profundo respeito e emoção. A homenagem foi idealizada pelos Padres Agostinianos, com o apoio do Governo Geral, após a proposta feita por Ir. Salome Mukami, marcando um momento de forte devoção. As imagens das mártires agora presentes às margens do Lago Vitória, simbolizando a continuidade de sua missão e fé no solo africano.
A Celebração teve como ponto alto a esperança de que o retorno simbólico das mártires à África seja como uma semente que floresce e fortalece a fé cristã por todo o continente.
Em oração, os fiéis pediram a intercessão das Beatas Mártires, rogando:
“Utuombee… rogai por nós.”