Notícias

DIA ANEC SP – “Inovação e bem-estar: como a tecnologia pode ajudar a desenvolver a missão do professor”

No último dia 29 de março aconteceu no Centro Universitário Assunção o Dia ANEC São Paulo. Representando a Rede Agostinianas Missionárias de Educação, estiveram presentes os coordenadores de Pastoral: Cayo Henrique (CESA) e Hortência (Colégio Cristo Rei). 

O evento foi voltado para gestores e educadores das instituições católicas do Estado; com o tema “Inovação e bem-estar: como a tecnologia pode ajudar a desenvolver a missão do professor”. 

Dirigido pelo Professor Luciano Sathler, destacou duas tarefas fundamentais quando falamos sobre tecnologia na educação: primeiro proteger-se da tecnologia e segundo aprender a utilizá-la de forma eficaz. Estamos vivendo uma mudança de paradigma com o avanço da Inteligência Artificial (IA), no qual o avanço tecnológico vai adentrando de uma forma acelerada dentro da área da educação, é preciso saber utilizá-la. Se bem empregada gera um bem-estar, mas não adianta inserir a tecnologia nas escolas sem mudar a metodologia. “Nunca o papel de um bom professor foi tão essencial como nos dias de hoje”, ressaltou ele. Faz-se necessário professor e aluno estabelecer uma tarefa espiritual na prática do cuidado e da compaixão.  Colocar na prática docente o coração e a coragem para assim quebrar alguns paradigmas e obter um resultado eficaz. 

No final do encontro a Irmã Carolina Mureb, diretora do Conselho Nacional da ANEC, ressaltou a importância da Pastoral nas instituições que não é um adereço, mas parte significativa e importante de nossas unidades, pois é na pastoral que encontramos o sentido porque somos Educação Católica, é lá que está o coração pulsante das nossas unidades. Ainda lembrou o sentido da nossa existência como educadores católicos que evangelizamos educando e educamos evangelizando, e isto precisa se dar em tudo que fazemos em todos os espaços da escola e no cotidiano, pois isso é responsabilidade de todos os educadores não somente da Pastoral, tornando-se, assim, um centro irradiador do Evangelho. 

Cayo Henrique

Coord. Pastoral CESA

Fotos

Compartilhe!

Pesquisar
Pesquisar