Histórico

É na cidade de  Divisópolis,  região nordeste do Estado de Minas Gerais, especificamento no Vale do Jequitinhonha que  está localizado o Centro de  Acolhida Santo Agostinho (CASA).

Divisópolis tem uma população de aproximadamente 10.800 mil habitantes segundo o último senso, a qual sua maioria sobrevive da agricultura com destaque para a cultura do café que oferece mão de obra temporária em tempo de safra.

O Centro de Acolhida Santo Agostinho (CASA) foi criado em 2006, com o objetivo de proteção e promoção social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, estimular e favorecer o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes contribuindo para a aquisição e enriquecimento de valores morais, religiosos, culturais e humanos. Possibilita aos participantes experiências para relacionarem em grupo, administração de conflitos por meio do diálogo e a oportunidade de apresentar, expressar e avaliar as atenções recebidas.

O Centro de Acolhida Santo Agostinho, por meio dos seus projetos, proporciona aos beneficiários vivenciarem experiências pautadas pelo respeito a si próprio e aos outros, fundamentadas em princípios éticos de justiça e cidadania e ampliar o desenvolvimento de potencialidades do universo informacional e cultural.

Foco do Atendimento: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos por Meio de Ações Socioeducativas para crianças e adolescentes de 4 a 15 anos.

Público Beneficiário: Crianças e adolescentes, de ambos os sexos, em situação de risco social e pessoal ou vulnerabilidade socioeconômica, moradores de Divisópolis.

Projetos:

Pedagogia da Roda: estabelece com as crianças e adolescentes um momento de acolhida e diálogo, de forma dinâmica e direcionada, com músicas, orações, brincadeiras e discussão de assuntos pertinentes à realidade. É um momento prazeroso e de oportunidade de se olharem de frente, tanto os beneficiários quanto os educadores.

Arte de Lembrar: oportunidade de oferecer atividades que despertem o interesse pela sociedade, contemplando datas comemorativas que fazem parte da nossa história e memória cultural, favorecendo o crescimento intelectual, de valores sociais permanentes, laços comunitários e responsabilidades sociais.

Alegria ao Som do Violão: desenvolve de forma lúdica o interesse e a motivação pela música, trabalhando o ouvir, a atenção, a coordenação motora, a confiança pessoal e, assim, o aprender a tocar e praticar um instrumento musical.

O Dia a Dia do Saber: estimula e apoia a melhoria do rendimento escolar dos participantes, por meio de um trabalho sócio educativo, com o objetivo da aprendizagem, raciocínio lógico, memorização e concentração, consolidando e ampliando conhecimentos, enriquecendo as experiências culturais e sociais, invocando nas crianças e adolescentes a busca de um futuro com mais oportunidades.

Somos Todos Artistas: promove oficinas de artesanato, com o propósito de gerar um espaço educativo, de livre expressão e manifestação artística, voltado para a expansão cultural, de estímulo à criatividade, descoberta de talentos e novas habilidades.

Esporte é vida: desperta nas crianças e adolescentes o gosto pelo esporte, a prática das diversas modalidades esportivas, respeito a regras, a socialização, convivência em grupo e melhoria da qualidade de vida, visto que a prática esportiva contribui para o desenvolvimento físico, motor e cognitivo.

Alimentação Saudável: fornece refeições balanceadas e de qualidade a todas as crianças e adolescentes, de forma a atender as necessidades nutricionais, contribuir para o crescimento e desenvolvimento saudável, e, consequentemente, a redução da incidência de doenças e melhoria do desempenho cognitivo.

Inclusão Digital: oferece atividades de iniciação, formação e qualificação por meio do curso de informática. O objetivo principal é ampliar o conceito de inclusão digital, como forma de integração entre educação, tecnologia e cidadania visando a transformação social.

Capoeira: propicia atividades que proporcionam o enriquecimento cultural dos usuários, através do conhecimento da música e de instrumentos musicais, Teoria, história, cultura, esporte, dança, fundamentos, tradição, hierarquia, ginástica, movimento e jogo para  o  aperfeiçoamento  de  novas  habilidades  e  descoberta  de  novos  talentos.