Em ação criativa, alunos do CISSA recebem cartas de Santo Agostinho pelos Correios
O mês de agosto é o mês mais especial do ano para as unidades educacionais da Rede Agostiniana Missionária de Educação porque celebramos nosso patrono Santo Agostinho. O CISSA – Centro de Integração Social Santo Agostinho, no Rio de Janeiro, adotou como tema para o mês agostiniano: “Coração inquieto, coração esperançoso”, buscando viver a inquietude agostiniana alinhada com a proposta do Jubileu da Esperança.
As turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Projeto Social se reuniram na Capela de nossa escola para a Abertura do mês Agostiniano 2025 em clima celebrativo. O coração foi o centro da celebração que visava refletir sobre o nosso coração que ama que está inquieto em busca de Deus e que está repleto de esperança.
Nas aberturas dos turnos a oração nos motiva a buscar a vivência da interioridade mesmo em um ambiente tão barulhento como uma escola. É possível manter momentos de interioridade e de silêncio, mesmo que breve.
Dentro das atividades destacam-se as “Cartas de Agostinho”. Cada turma recebeu uma carta escrita por Santo Agostinho com uma mensagem de esperança e inquietude. Foi feita uma parceria com os Correios que enviaram um carteiro para entregar as cartas em cada uma das salas. Os alunos ficaram esperando ansiosos, desde o início do mês quando aconteceu a abertura do mês agostiniano até o momento da entrega da carta. Além de Pastoral, a ação foi também pedagógica, como atividade avaliativa de Produção de Texto.
A carta de Santo Agostinho busca inserir os alunos e assistidos na dinâmica do carisma agostiniano de inquietude e de busca da Verdade. Promover que cada um possa, a exemplo de Agostinho e das Irmãs Agostinianas, encontrar uma forma de desenvolver seu intelecto e seu coração.
A culminância do mês agostiniano é a celebração da Festa das Famílias que selará as celebrações de Santo Agostinho com o que acreditamos ser a esperança de uma nova realidade social: a família.
Diego Magalhães Alves – Coordenador de Pastoral CISSA