Peregrinação da Esperança – CISSA
Peregrinar é uma atitude de fé. Somos peregrinos neste mundo caminhando rumo ao Pai. Especialmente, neste ano santo de 2025 somos chamados a peregrinar. Ou seja, a termos uma atitude exterior que expresse nossa interioridade com fé e esperança. De forma marcante, os alunos e assistidos do Centro de Integração Social Santo Agostinho (CISSA) vivenciam este ano do Jubileu da Esperança, participando da Peregrinação do Jubileu das Escolas Católicas, convocado pelo Vicariato para a Educação da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
O CISSA, juntamente com as demais escolas católicas, esteve presente no Santuário de Adoração Perpétua de Nossa Senhora de Sant’Ana, no último dia 12 de junho, para a abertura da Semana Eucarística em preparação para a solenidade de Corpus Christi e para celebrar o Jubileu da Educação. Participaram as Irmãs da comunidade Mater Consolationis: Onélia e Sueli, que também é diretora do CISSA, além da equipe de coordenadores, educadores, quinze alunos e assistidos e dois pais representando a comunidade escolar.
O Santo Padre nos fez um convite a sermos peregrinos da esperança, pois a esperança não decepciona. Todo aquele que tem um encontro com Jesus sabe que Ele próprio é a esperança viva. Caminhemos junto com o nosso mestre Jesus que é nosso guia na caminhada da vida.
Nossa peregrinação aconteceu em espírito de alegria e união com demais escolas tendo o mesmo objetivo: renovar a esperança e a nossa missão educativa em Jesus. Foi uma experiência de muita fé. Fomos motivados pelo Vigário Episcopal para a Educação a mantermos viva a chama da fé em Deus por meio da educação. E que todos deveriam ensinar para a vida, promovendo uma educação de qualidade sem nunca deixar de lado a fé e a caridade.
A peregrinação não acabou com o fim do evento, muito pelo contrário. Estamos ainda mais esperançosos de que os nossos corações estão ardendo por Deus. Acima de tudo, ressoa em nós o lema do nosso querido Papa Leão XIV: “no único somos um”, buscando viver a esperança de um mundo que viva em união.
Diego Magalhães Alves
Coordenador de Pastoral – CISSA