Atendendo ao pedido de D. Angélico Sândalo, em meados do ano de 1982 fundou-se a comunidade Nossa Senhora Aparecida no bairro Jardim Helena – São Miguel Paulista.

Essa comunidade inicialmente foi pensada para atender aos apelos pastorais e às muitas necessidades que surgiam naquela época. Dentre as atividades se destacava a coordenação de CEBs, formação de líderes, catequese, pastoral da criança, atendimento à mulher, dízimo, liturgia, etc.

Anos mais tarde, dado a ótima localização em função dos vários trabalhos pastorais e sociais, a comunidade passou a atender a formação de jovens que aspiram pela Vida Religiosa Agostiniana Missionária. Desde então, acolhe as jovens que optam em aprofundar o caminho vocacional vivenciando as etapas da formação inicial: Aspirantado, Postulantado e Noviciado; fazendo a experiência da interioridade, vida fraterna e apostolado.

Hoje, a Comunidade de Formação Nossa Senhora Aparecida continua inserida nos trabalhos pastorais especificamente com a catequese, além de irmãs e formandas darem  especial contribuição ao Centro Educacional Santo Agostinho (CESA) no atendimento às crianças e adolescentes.