A comunidade Nossa Senhora Mãe de Deus situada em Catalão – Goiás é a primeira fundação das Irmãs Agostinianas no Brasil. Essa presença é marcada desde o  ano de 1921 e é considerada a nossa Casa Mãe.

Cinco ousadas irmãs: Natividade, Gorrochátegui, Mercedes Iriarte, Esperança Garrido, Paz Hernandez e Inez Lopez, logo ao chegar da Espanha, iniciaram as atividades educacionais recebendo alunas de Catalão e cidades vizinhas, em regime de internato. Para tanto, contaram com a colaboração de Dirceu Víctor Rodrigues e Vitoria Víctor Rodrigues como primeiros professores.

Muito trabalho foi realizado, muita entrega e doação foram dispensadas. Lutas, desafios e obstáculos superados e muitas conquistas realizadas.

As irmãs continuam até os dias de hoje realizando uma bela missão educativa no Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus, com reconhecimento e participação total daquele povo. Além da educação, a pastoral evangelizadora é marca fortíssima e fundamental na missão das irmãs que   também realizam atividades com os leigos através das “Ritas, Comunidade Leiga Agostiniana, grupo de oração do terço. As irmãs atuam ainda na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus dando apoio à liturgia .