Processo Vocação

Junho 2017
D S
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30

Processo de Discernimento Vocacional e Formação em Etapas

Acompanhamento Vocacional

A jovem que se pergunta pela sua vocação e deseja ser acompanhada vocacionalmente deve entrar em contato com a comunidade de Agostinianas Missionárias mais próxima e falar do seu interesse em aprofundar sobre a sua vocação. Será acompanhada no seu próprio ambiente, através de correspondência e visitas à família por parte da Irmã responsável pela pastoral vocacional. A candidata pede-se a participação nas ações programadas: encontros na comunidade e outros contatos.
Depois de um período de acompanhamento e discernimento da vocação, estando a jovem ciente e desejosa de ingressar na comunidade de formação, a jovem faz o pedido para fazer a experiência na comunidade de formação. A fase formativa do ASPIRANTADO ajudará a jovem clarificar, aprofundar e consolidar o desejo de ser Agostiniana Missionária.

Aspirantado

Esta modalidade abre as portas a todas as jovens que tenham completado 16 anos de idade, cursando 2º ano do Ensino Médio e sejam consideradas idôneas para iniciarem a sua caminhada vocacional na congregação. A comunidade do Aspirantado, e particularmente a Equipe Formativa, desempenharão a função educativa da família e dos pais, acompanhando as jovens nos mais diversos níveis do seu crescimento humano e cristão.

Postulantado

O postulantado é uma etapa em que a jovem aprofunda na fé e busca ter clareza de sua vocação através de uma formação humano-cristã, da prática da oração, do conhecimento da Congregação, da integração em um grupo comunitário, da responsabilidade no trabalho e da participação em algum compromisso apostólico.

Noviciado

O noviciado marca o tempo especial de preparação para a consagração religiosa. Quando a jovem o inicia deve estar definida na opção. Nesta etapa, a noviça se dedicará especialmente a aprofundar sua experiência pessoal de fé e opção por Jesus Cristo, inspirada na espiritualidade agostiniana e no carisma da Congregação.
Ao final desta etapa, tanto a noviça como a Congregação estarão em condições de conhecer com maior clareza sua vocação e idoneidade para a vida religiosa agostiniana.

Rua Bagé, 73 – Vila Mariana - 04012-140 – São Paulo: SP

pvocacional@agostinianas.com.br

(11) 5571-8959 / (11) 9 8622-0482 (TIM)